Blog
Acompanhe a Mepel
nos principais eventos
de agronegócio.
Você está em:
Profissionalizar o sistema de preparo  de calda melhora a eficiência nas fazendas
02/08/2023

Profissionalizar o sistema de preparo de calda melhora a eficiência nas fazendas

Produtores de Goiás e Minas Gerais investiram em equipamentos que podem aumentar em 30% o rendimento do pulverizador com a redução tempo de abastecimento

Nos últimos anos, os agricultores brasileiros batem recorde de produtividade no campo, principalmente no complexo de grãos. Somente na safra 2022/2023, a expectativa é de colheita de 317,6 milhões de toneladas, segundo a Conab. Mas, muitas vezes essa colheita expressiva não representa alta lucratividade no fim da temporada para o produtor. Isso é muito mais comum no campo do que se imagina e tem um motivo: a falta de eficiência nas operações agrícolas.

Entre as falhas mais comuns estão os erros na logística de pulverização e preparo de calda de defensivos químicos. Portanto ter essa organização é fundamental para a fazenda. Para ajudar os produtores a profissionalizar essa importante etapa, a Mepel Máquinas e Implementos oferece uma linha completa para preparação de calda. As soluções vão desde incorporadores de defensivos individuais (pré-misturadores) até equipamentos de calda pronta em tanques.

Segundo Vitor Hugo Boff, diretor comercial, com os equipamentos corretos para preparo de calda a classe produtora terá diversos ganhos diretos. Entre eles pode-se destacar: qualidade na homogeneização com dosagem correta e redução no entupimento de bico. Além disso, poderá aumentar em até 30% o rendimento do pulverizador, pois terá melhor desempenho, uma vez que haverá a diminuição de paradas para abastecimento e consequentemente redução no gasto com diesel.

“Outro importante benefício é a possibilidade de fazer as aplicações nas lavouras nas melhores condições climáticas, reduzindo principalmente perda de produto por deriva ou evaporação. “Não podemos também deixar de ressaltar ainda a maior segurança, tanto para o operador que faz a mistura quanto com a agilidade no abastecimento evitando, por exemplo, riscos de contaminação”, diz o diretor comercial.

Solução completa aos produtores

No portfólio da Mepel, entre os destaques está o Max Calda. O equipamento reúne o pré-misturador que garante a perfeita homogeneização dos produtos mais a esfera reservatório para armazenar calda pronta para a pulverização. Pensando em todos os perfis da classe produtora, esta linha tem máquinas com opções econômicas, com capacidades que vão de 1000 litros até 3500 L na linha Max Calda ECO, até equipamentos de grande porte, que atendem dois pulverizadores ao mesmo tempo.

Entre os agricultores que utilizam o Max Calda, está o engenheiro agrônomo Willian Matté, sócio proprietário do grupo MEC e um dos responsáveis por duas propriedades localizadas em Cristalina/GO. Atualmente o grupo cultiva soja, milho, feijão, trigo, arroz e girassol. “Compramos o primeiro equipamento da Mepel em 2014, de lá para cá não paramos mais de usar. Gostamos, pois são bons, duráveis e bem práticos”, disse. “Como as nossas aplicações de defensivos são com baixo volume de água, precisamos de um equipamento de pré-mistura eficiente e para conseguir ter homogeneidade no processo utilizamos o Max calda”, completou Matté.

Distante aproximadamente 160 km de Cristalina, o agricultor João Zancanaro de Unaí/ Minas Gerais, tem algumas semelhanças com o sócio proprietário do grupo MEC. Além de serem engenheiros agrônomos e agricultores, ambos profissionalizam o sistema de preparo de calda e consequentemente melhoram a eficiência de suas respectivas fazendas. “Hoje, quando buscamos tecnologia, a primeira coisa que fazemos é observar se realmente ela funciona e se vai trazer valor para a operação. O tanque de calda pronta da Mepel se enquadra nisso. Um equipamento muito prático que otimizou o operacional da fazenda que nos possibilitou trabalhar em horários com o clima mais adequado para a pulverização”, disse Zancanaro.

Atualmente o agricultor mineiro também aposta em multicultivos e diversifica a produção com a semeadura de soja, milho, café, feijão, trigo e milho semente. “Além desses benefícios já citados, melhoramos a qualidade da aplicação o que resultou em uma distribuição melhor dos produtos dentro do tanque graças a eficiência com a pré-mistura”, completou.

Opções variadas e personalizadas

O portfólio de equipamentos de calda pronta da Mepel conta também com Incorporadores de Defensivos (IDM) tendo, inclusive, um modelo de pré-misturador para drone de pulverização. A empresa ainda disponibiliza o CARTBB Max Calda, um tanque combate incêndio padrão com sistema de calda pronta junto – disponível na versão de tanque tratorizado e também tanque rodoviário fixo em chassi de caminhão ou no sistema roll on/off.

Além desses equipamentos, os produtores têm a opção o ABAPU Max Calda. O tanque abastecedor de pulverizador conta como sistema de calda pronta junto, disponível na versão de tanque tratorizado e também tanque rodoviário fixo em chassi de caminhão ou no sistema roll on/off. Completa as soluções o Bio Calda, ideal para garantir a alta performance dos produtos biológicos na aplicação no sulco de plantio, e também na pulverização com biodefensivos. “É importante destacar que a Mepel personaliza os equipamentos, monta conforme a necessidade de cada cliente”, finaliza o diretor comercial da empresa.

Para saber mais acesse: https://mepel.ind.br/produto/max-calda/

MEPEL: torna o trabalho rural mais ágil, produtivo, lucrativo e seguro.

Abrir bate-papo
1
💬 Posso te ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?